Tradicao do Papai Noel no BrasilTodas as Crianças e mesmo alguns pais acreditam no Papai Noel. A sua imagem brilhante está conectada com a grande mágica da época do inverno, ficar junto da família e, sem dúvida, repletos de presentes. Se as Crianças se comportaram de forma positiva durante 12 meses, a festa do Nascimento de Jesus traz para eles boas surpresas. Mas, quem é o vovôsorridente, quando ele apareceu e qual é a sua lenda?Vários de nós acham problemático falar para as crianças o que é “a verdade”, e o que é “ficção” em relação à tradição do Papai Noel no Brasil. E poucos de nós sabemos que São Nicolau não é uma ficção ou um herói mágico, mas uma pessoaexistente.

O que sabemos certamente

O protótipo do Papai Noel é considerado o próprio São Nicolau – o patrono dos marinheiros, pescadores e dos bebês. Este cristão viveu em Bizâncio no século terceiro a.C. Ele veio ao mundo na cidade de Patara, na Ásia Menor e assumiu como bispo na cidade de Mirra, na atual Turquia. Desde os primeiros anos, Nicolau mostrou zelo com as ações corretas, a vida espiritual e a bondade. Certa vez, ele jogou uma bolsa cheia de moedas em uma janela aberta de um pobre comerciante. Este comerciante queria vender suas três filhas, porque ele não era capaz de oferecer qualquer herança. A imagem de São Nicolau está associada aos valores morais mais elevados de fé profunda em Deus e na justiça existente na terra. Não é o ouro que governa o mundo, mas o amor, a franqueza, a honestidade e a abnegação. E uma vez por ano, em uma mágica noite de inverno, todos tem uma esperança de fazer os nossos entes queridos felizes e fazer isso bem.

A tradição do Papai Noel no Brasil moderna

A ideia de um homem generoso com cabelos brancos como a neve e uma barba, cruzando os céus em seu trenó e compartilhando boas surpresas para as crianças ao redor do planeta é uma invenção, criada para apresentar as tradições desse feriado. O ilustrador americano Heden Sunblum é o responsável por isso. Em 1931, ele personificou a ideia do Papai Noel como conhecemos hoje, através de um pedido da marca Coca-Cola. As publicidades têm influenciado muito a aparência do velhinho gentil. O solene manto do bispo se transformou um terno de cores vermelho brilhante. O vermelho tem sido o símbolo da marca desde sua formação.